Circular de Oferta de Franquia (COF): 3 Dados Cruciais

circular de oferta de franquia (COF)

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Uma circular de oferta de franquia (COF) é um dos documentos mais importantes que deve conter as informações financeiras, de investimento, jurídicas e comerciais propostas aos futuros franqueados. É nela que os custos, lucros e taxas devem estar explícitas e todo o plano estratégico de negócio também. Confira os detalhes!

 

Todo e qualquer empresário que deseja franquear seu negócio precisa ter em mente duas coisas: como decidir seu plano de expansão e como desenvolver sua COF. 

Já para os que desejam comprar o direito de usar uma marca já conhecida, a COF é o documento inicial de relacionamento com a franqueadora. 

É nele que o empreendedor vai conhecer os números, taxas, faturamento e projeções que foram realizadas com base em unidades já abertas e testadas.

Aos que querem entender melhor e ficar de olho nos números que não podem faltar em franquias de sucesso, então é só anotar este 3 dados verdadeiramente cruciais em uma oferta de franquia.

 

#1 Circular de Oferta de Franquia (COF):  Os resultados da franquia 

 

É Fundamental que o histórico de mercado, um balança financeiro geral e os resultados dos últimos anos estejam presentes na oferta. 

A trajetória de criação e crescimento da marca é importante para a tomada de decisão para qualquer empreendedor.

  • Quem foram seus fundadores? 

  • Resultados dos últimos anos? 

  • Como foi o processo de expansão por rede de franquias? 

Todas essas perguntas fazem parte do processo de identificação com o propósito da marca e de deixar os dados falarem por si. 

É também neste ponto que os as projeções de faturamento devem ser baseadas. 

Os resultados obtidos de franquias de sucesso, funcionando e lucrando servem de base para os cálculos, cada vez mais realistas, das projeções de ganhos futuros e percentual de lucro. 

Afinal, é conhecendo a fundo todos os seus custos, processos e lucros que um negócio pode projetar seu plano de expansão. 

Geralmente, a apresentação do faturamento é anual e  alguns estudos de caso também são bem-vindos para reforçar o poder de mercado e a força de venda de uma marca. 

 

#2 Custos de instalação de uma franquia 

 

Um ponto comercial. 

Ele pode requerer reformas, equipamentos, sistemas de gestão, mobiliários, fachadas, etc. 

Para um salão, lavatórios, torneiras, cadeiras especiais e equipamentos. 

Para um restaurante, mesas, cadeiras, balcão, fornos,etc. 

Todo estabelecimento comercial vai precisar de um orçamento de instalação. 

No plano de negócio de uma franquia precisa ser previsto todo o custo com instalação. 

Mas, vale dizer, que existem variações de acordo com cada plano elaborado. 

Tem planos específicos, como por exemplo, empreendedores que já possuem um ponto comercial. 

O que a maioria já sabe é que “ a cara da marca” já foi definida e segue um padrão para todos. 

Portanto, que fique claro na COF o custo para remodelar o local escolhido de acordo com os parâmetros de identidade visual e processos determinados pela franqueadora.

 

#3 Como serão cobradas as taxas de franquia apresentadas na COF 

 

Para você ter o direito de adquirir todo o Know How e usar, por um período determinado em contrato, a marca de uma franquia algumas taxas estão previstas na Lei 8.955/94

São duas taxas que com certeza você vai precisar pagar e outras taxas que dependem do plano de negócio de cada franquia. 

Taxa de franquia

A taxa de franquia propriamente dita,  ela é cobrada uma única vez no fechamento do contrato e sempre deve estar presente na COF.

Pode ser cobrada na renovação, de acordo com o prazo de contratação da franquia de geralmente 5 anos. 

A Lei de franquias prevê a cobrança, mas não faz referência ao valor e percentuais. 

Cabe à franqueadora estipular o valor para aquisição de sua marca e pode ser contabilizado ou não, dentro desta taxa, os custo com treinamento, custo com abertura, alvarás, ferramentas, veículos, etc. 

Para um plano de negócio minuciosamente detalhado, os custos são devidamente separados. 

Para a franquia de pizzaria 430 Gradi, por exemplo, a taxa de franquia fica a partir de 35 mil reais. 

Já para um salão de beleza, como é o caso da Fast Escova que expandiu seu negócio com o Grupo 10X, a taxa de franquia também vai variar de acordo com o modelo de negócio e pode ser a partir de R$ 39.900,00.

E, diferentemente dos royalties, a taxa de franquia é o ponta pé inicial para que a franqueadora entregue a você todo o seu know how do negócio e o direito de usar a marca dela. 

E sobre o Royalties? Explicamos. 

Taxa de Royalties de Franquia em uma COF

Outra taxa prevista na lei de franquias e que merece atenção na COF. 

Você, futuro franqueado, vai pagar mensalmente à franqueadora um percentual ou uma valor fixo pelo direito de usufruir da marca e todo o seu faturamento e lucro obtido com ela. 

De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties são definidos como sendo a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. 

Pode parecer simples, mas assim como a taxa de franquia, o percentual exato dos royalties também não está pré definidos na Lei. 

Sendo assim, a maioria das franquias adotam três formas de cobrança mensal dos royalties, são elas: 

Percentual sobre o faturamento

Esta modalidade estipula um percentual sobre o valor do faturamento mensal da unidade. 

Alguns modelos de circular de oferta de franquia (COF) fazem o cálculo sobre o valor bruto ou sobre o valor líquido. 

Os percentuais podem variar bastante, desde 5% até 20%. 

O mais comum é sobre o valor bruto e exige da franqueadora total fiscalização sobre o faturamento mensal de seus parceiros. 

Royalties com valor fixo 

Nesta modalidade, a franqueadora garante a sua parte no negócio sem necessidade de muito controle e apuração mensal. 

A possível desvantagem para o franqueado nestes casos é que caso ele não terá uma compensação caso o negócio não apresente o faturamento esperado.

 

Royalties fixo ou percentual de faturamento

Um método cada vez mais adotado entre as redes de franquias. 

Um esforço para que os franqueados busquem faturar cada vez mais.

E por outro lado, garante à franqueadora um ganho mínimo mesmo quando a performance não for a melhor naquele mês. 

Funciona assim: a franqueadora estipula um percentual sobre o faturamento ou então um valor fixo. 

Sempre o valor que for maior naquele determinado mês. 

Quer um exemplo? Imagine que você faturou 100 mil com sua franquia em Janeiro. 

Na circular de oferta de franquia o percentual é 7% ou R$ 5000,00 – o que for maior.

Neste caso, 7% de 100 mil é superior à R$ 5000,00. 

O franqueado pagará o royalties com percentual sobre o faturamento neste período. 

Vamos te contar um exemplo de plano de negócio da pizzaria 430 Gradi que mencionamos lá em cima! 

Olha uma prévia da circular de oferta de franquia (COF) deles 👇

 

Modelo de negócio da 430º gradi Franquias Standard

 

Neste plano, é necessário uma área de pelo menos 190m²  com 60 lugares, serviço de bar, garçom, cardápio completo, além de pratos e copos. 

O investimento já prevê os custos com abertura, CNPJ e alvará de funcionamento em torno de R$ 3000,00. 

Também estão previstos as despesas com os equipamentos, implantação de software e toda a mídia de inauguração. 

Taxa de franquia de R$ 60.000,00

Taxa de Royalties de R$ 2000,00 ou 6% – o que for maior. 

Esses e outros custos enviados na proposta personalizada somam um investimento médio inicial de 299 mil + o capital de giro. 

E quanto ao prazo de retorno do valor investido,  ele fica entre 18 e 24 meses e lucro líquido médio mensal de 20%. 

Este foi só um resumo, se quiser ler o conteúdo completo sobre a franquia 430, só ler aqui embaixo.

430 GRADI FRANQUIA: ENTENDA O NOVO CONCEITO DE PIZZARIA + VALOR DE INVESTIMENTO

 

O Grupo 10X é uma das grandes responsáveis por expansão de negócio por meio do modelo de franquias. 

Você pode tirar todas as suas dúvidas com a gente e entender melhor nossas marcas de sucesso aqui no botão 👇

 

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