Como Montar uma Franquia do Zero? Os 3 Passos Para Ter Sucesso com Sua Marca

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São 3 requisitos básicos para você montar uma franquia do zero a partir do seu modelo de negócio: 1) ter uma unidade piloto, 2) diversificar as formas de ganhos com a sua operação e 3) começar com uma taxa de franquia baixa para uma rápida expansão. Veja os detalhes.

Mais cedo ou mais tarde, todo empresário uma hora pensa em como pode expandir a sua marca ou ideia.

Afinal, nada vale mais no mercado do que um modelo de negócio original e de sucesso.

Entre as possíveis formas para crescer sua marca, as franquias têm sido cada vez mais a escolha dos empresários.

São muitas as vantagens oferecidas pelo franchising quando comparado a expansão através de filiais, entre elas:

  • Diluição de risco do negócio;
  • Compartilhamento de gestão das unidades.

Além disso, o ótimo desempenho do setor de franquias no Brasil torna ele a opção mais atrativa para os empreendedores.

Somente nos três primeiros meses de 2019, o faturamento acumulado foi de mais de R$131 bilhões, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por outro lado, esse mesmo crescimento também traz uma maior competitividade para os empresários que pensam em lançar a sua marca no setor.

Mas então, como montar uma franquia do zero com sucesso e faturar nesse setor no Brasil?

São 3 passos iniciais para isso, que você confere abaixo:

# 1 Tenha uma unidade piloto de sucesso

Em primeiro lugar, só é possível franquear um negócio que deu certo.

Então mesmo que seja possível montar uma franquia do zero a partir de uma ideia de negócio, o ideal é que você já tenha colocado ela na prática.

Ou seja, é recomendável que você inaugure seu negócio no mercado e, de preferência, rode ele por um tempo antes de lançá-lo no franchising.

Isso vale para qualquer empresa ou segmento, seja uma cafeteria, salão de beleza, pizzaria, não importa.

Mas há quanto tempo devo estar rodando o meu negócio para torná-lo uma franquia?

Não existe um prazo geral definido, isso varia para cada negócio e o nível de sucesso que ele já obtém no mercado.

Segundo David Pinto, especialista no franchising brasileiro com diversas franquias de sucesso, o ideal é, no mínimo, um ano.

Esse tempo é necessário para que você estude muito bem o seu negócio, operacionalizando cada uma das etapas e avaliando o seu desempenho durante as sazonalidades do ano.

Nesse período, cada erro deve se tornar um aprendizado e cabe a você aplicar correções que possibilitem colocar seu negócio no caminho certo.

No entanto, o especialista alerta que esse prazo deve ser reavaliado em caso de produtos ou serviços muito inovadores.

O motivo é a concorrência, que pode acabar copiando a sua ideia e queimando a sua largada no franchising.

Seu negócio já está operando a anos? Melhor ainda!

Neste caso você já tem meio caminho andando e deve então mergulhar nos processos de formalização da sua marca junto ao franchising.

#2 Não foque apenas em taxa de franquia e royalties

Outro ponto muito importante para você ter sucesso abrindo a sua franquia do zero é não contar apenas com as remunerações fixas do franchising.

Esse não deve ser o seu único foco ao lançar sua marca no mercado de franquias.

São duas principais taxas cobradas pela franqueadora:

Taxa de franquia: é a taxa inicial que remunera o franqueador pelo ingresso do franqueado na rede. Este valor é fixo e pago uma única vez, calculado com base em todos os suportes oferecido pela franqueadora, como treinamento, manuais, ajuda na escolha do ponto comercial, entre outros.

Royalties: é a mensalidade paga pelo uso da marca e serviços oferecidos pela franqueadora. O método de precificação dessa taxa pode variar, sendo uma porcentagem fixa estipulada e calculada sobre a receita bruta ou líquida de cada unidade.

No entanto, a regra é clara: franqueador não sobrevive apenas dessas taxas.

Por isso, antes de entrar no franchising, avalie bem as outras oportunidades de lucro que você pode ter com o seu modelo de franquia.

Você pode estruturar meios de vender produtos ou insumos para as unidades franqueadas ou bolar outras formas de você ter uma rentabilidade maior para a sua operação.

#3 Comece com um valor baixo para rápida expansão

Segundo a ABF, eram 2.800 marcas no franchising brasileiro no começo de 2019.

Então, para que você consiga alavancar sua marca nesse setor, além de um bom negócio você também precisa ter um valor condizente com o retorno que oferece.

Quanto maior o valor cobrado pela sua marca, maiores serão as expectativas do futuro franqueado.

Portanto, é recomendável que no começo você opte por um valor mais baixo pela sua marca para que consiga vender um número maior de franquias.

O ideal é que você aplique essa tática durante o primeiro ano, focando as vendas de sua franquia para o perfil correto de empreendedor.

Isso é especialmente válido se você não tiver muito capital para bancar a operação do seu negócio por muito tempo.

Além da tranquilidade financeira, isso irá permitir a você criar um caixa para investimentos na operacionalização da sua franquia, como marketing, suporte aos franqueados, entre outros.

Por sua vez, essas melhorias irão permitir que, no futuro, você aumente o valor cobrado na franquia e atenda as expectativas de retorno.

O valor mais alto também servirá como um filtro para selecionar melhor os futuros candidatos da sua marca.

Como montar uma franquia do zero com ajuda de especialistas?

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A fórmula já ajudou empresários de peso, como o Rafael Naves, criador da marca de Cafeteria e Cookies DuckBill, e que hoje possui centenas de unidades pelo Brasil.  

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