Franquias De Salão De Beleza E Estética: Como escolher?

franquias de salão de beleza e estética

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As franquias de salão de beleza e estética com mais sucesso seguem uma tendência mundial: a especialização e exclusividade. A criação de centros especializados em um tipo exclusivo de serviço ou cuidado avançou as fronteiras européias e representa um investimento do futuro no setor altamente lucrativo.

No caderno de tendências para 2019/2020 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC em parceria com o Sebrae já foi detalhado um novo perfil de consumo para um novo mercado de beleza.  

Nele, além das tendências nacionais e internacionais de consumo, também é possível ver mais claramente qual o perfil dos consumidores de serviços e produtos de beleza. 

E os resultados não deixam dúvidas: mulheres modernas buscam melhores experiências de auto cuidado e beleza de um jeito mais prático, com muita qualidade e mais autonomia.

É começando por aí que você vai poder escolher o modelo de franquia de salão de beleza com mais chances de crescimento e lucratividade para seu negócio. 

Fizemos um panorama deste mercado e um resumão das tendências para a próxima década! 



Franquias de salão de beleza e estética: os números dos últimos anos 

 

Quem já ouviu que salões de beleza nunca saem de moda? 

E, hoje, muito mais do que antes, as mulheres estão mais atentas ao autocuidado e buscando alternativas práticas para cuidar do corpo, da mente e dos tradicionais hábitos de cuidados com cabelo e unha. 

Mas tem um desafio aí: o tempo

Falta tempo dentro de casa para ter aquele cuidado longo e completo com unha, cabelo e corpo.

E esse é apenas um traço do novo perfil de consumo de serviços e produtos de beleza. 

Essa escassez de tempo também se refletiu no crescimento praticamente a prova de crise do setor de salão de beleza e estética. 

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor dos produtos de beleza em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal – ABIHPEC. 

Crescimento ano a ano do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar

Além disso, segundo o IBGE, somos um país com mais mulheres e menos jovens, também um dado responsável pelo crescimento deste setor na próxima década.

Em 2016, o setor de saúde e beleza movimentou 102 bilhões, de acordo com a pesquisa da Euromonitor. Um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Em 2017, as receitas obtidas com o atendimento de clientes saltou 12,1%, somando um total de R$ 30 bilhões, contra R$ 26,7 bilhões faturados em 2016. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2015 e 2017, o faturamento do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 35,3%. 

E se houve crise, o mercado de beleza seguiu forte mantendo seu crescimento em 2018 ao movimentar R$47,5 bilhões.

E segundo dados da Abihpec, o mercado de beleza avançou cerca de 2% no último ano. 

Os salões de beleza chamam a atenção no segmento, eles já somam mais de 500 mil salões entre formais e informais.

E a estimativa, segundo o Sebrae, é de aumentar em 4,5% até 2021.

Como se destacar ao escolher entre as várias franquias de salão de beleza e estética? 

Seguindo as novas tendências de mercado por especialização e foco em um único serviço no modelo de franquias. 

Contamos por quê 👇

 

Tendência de mercado para serviços e produtos de beleza

 

No caderno de tendências 2019/2020, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Beleza, traçou e identificou um perfil predominante para o chamado “self-care”. 

Como eles mesmo destacam o “tempo pra mim”, segundo o manual, é se desconectar das preocupações e fazer as coisas de que mais gosta. 

Isso inclui desde uma massagem em uma clínica até se reunir com amigas em um spa day em casa. 

Esse “tempo pra mim” tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam manter ou melhorar o bem-estar, segundo o material. 

Segundo levantamento da Nielsen, há uma boa parcela dos latinos americanos que, mesmo com crise, busca produtos mais premium para si mesmos.

As gerações de consumo e cada perfil de consumidor para franquias de salão de beleza

Mais de 30% dos Millennials (entre 21 e 34 anos) e da Geração X (entre 35 e 49 anos), por exemplo, consomem esse tipo de serviço e produto para se sentir bem.

Enquanto 50% dos Baby Boomers (de 50 a 64 anos) e da Geração Silenciosa (mais de 65 anos) são inclinados a pagar mais por produtos que possam ajudá-los a ter mais autocuidado. 

Aqui uma comparação simples entre as gerações em relação às características de consumo.

perfil de consumo setor de franquias de salão de beleza

 

Uma outra tendência para oferecer produtos e serviços em franquias de salão de beleza e estética é a personalização. 

Uma ideia simples e cada vez mais alinhada com o que a mulher quer, exatamente do seu jeito. 

Segundo o estudo,  oferecer opções cada vez mais segmentadas é o futuro.

 

Conteúdo extra: Que Negócio Abrir Em Uma Cidade Pequena? 3 Setores Que Fazem Sucesso Em Cidades Pequenas

 

Algumas marcas já colocaram no mercado tratamentos capilares combinados, a marca americana Function of Beauty é um bom exemplo. 

A pessoa entra no site, responde a várias perguntas como espessura dos fios, se é enrolado ou liso e pode escolher a cor do produto, o tamanho do frasco, a fragrância e até colocar as iniciais do nome na embalagem se quiser. 

Outro exemplo é o da exclusividade. 

Afinal, quem é que não ouviu falar das esmalterias, das escovarias, das barbearias e dos salões cada vez mais especializados em um tipo de cabelo como os cacheados, por exemplo

Esse nicho mais exclusivos consegue atender uma demanda alta e constante com mais qualidade e atendimento personalizado. 

Vamos te mostrar um exemplo de franquia de salão de beleza que deu muito certo só investindo neste novo movimento do mercado. 

 

Um exemplo de franquia de salão de beleza com serviço especializado

 

Alta demanda, sem necessidade de agendamento e atendimento express. 

E o que o público feminino mais quer quando a necessidade aparece? Urgência. 

Se especializar em um segmento é a chave do negócio. 

Você também vai comunicar seu serviço com foco em atender uma necessidade específica muito recorrente, como por exemplo, fazer uma escova rapidinho. 

Aquele velho e bom atendimento express e sem necessidade de atendimento. 

E se a sua cidade não tem um salão de beleza neste perfil, a chance de empreender tá nas suas mãos!

A franquia Fast Escova tem exatamente este propósito. 

Eles criaram uma escovaria! 

Segundo os idealizadores, a #fastescova é mais que uma escovaria. É uma ideia. A ideia de que toda mulher merece estar e se sentir linda sempre, todo dia.

Depois que criaram seu modelo de franquias, qualquer cidade pode levar essa ideia adiante. 

O investimento inicial é de R$149 mil e com projeções de faturamento anual de 1 milhão de reais

E pode acreditar, para quem vai se aventurar abrindo seu primeiro negócio, o modelo de franquias é sempre o mais recomendado. 

O plano de negócio já foi testado e os riscos financeiros são bem menores do que abrir uma empresa própria totalmente do zero. 

E quando falamos em atendimento especializado, isso quer dizer desenvolver e entregar soluções rápidas com muita qualidade, assim que a cliente entra no salão. 

A Fast Escova criou o nome e o estilo para cada escova que eles fazem, tá tudo em um catálogo disponível, alí, na hora para a cliente. 

Uma amostra pra você saber do que estamos falando: 

#fastescova Lisíssima

Extremamente lisos, com uma escova bem definida e uso de chapinha para finalizar.

#Big Liss

Ame suas curvas. Os cabelos são escovados lindamente e finalizados com grandes cachos, conferindo mais volume ao cabelo.

#Curvex In

Cabelos escovados e finalizados na própria escova com curvatura para dentro.

#Curvex Out

Cabelos finalizados na própria escova com curvatura para fora.

Se você quiser ver outras vantagens e todo o estudo do plano de negócio da Fast Escova, só ler este conteúdo na íntegra 👇

Saiba mais: Fast Escova Franquia: Como Funciona E Qual O Investimento Para Abrir Seu Negócio

Pra encerrar, vamos deixar aqui o seu primeiro contato com a Fast Escova e como ingressar neste mercado a prova de crise e cada dia mais moderno!

franquia de salão de beleza e estética

 

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